O Acesso para edição do portal de dados abertos deve ser solicitado via chamado no sistema
de suporte-STI-Univasf. Nas solicitações devem ser informados os grupos que o usuário
pretende gerenciar, para que seja realizada a vinculação.
O acesso ao portal de dados abertos da Univasf é realizado através do endereço: dados.univasf.edu.br
Figura 1 - Página Inicial do Portal de dados abertos - Univasf
Para realizar autenticação(logar) no sistema, o usuário deve acessar: dados.univasf.edu.br/user/login
Na tela de autenticação, o usuário fornecerá o login (nome de usuário) e senha, que será
fornecido na ocasião da criação do usuário (vide tópico 1):
Figura 2 - Janela de autenticação
Ao logar, o usuário será redirecionado para a seguinte tela, onde poderá reconhecer que foi
autenticado com sucesso, observando seu nome completo no canto superior e o seu registro
de atividades no portal:
Figura 3 - Entrada do sistema
O usuário poderá alterar seus dados de acesso, como login e senha clicando na engrenagem ao
lado do seu nome, no canto superior direito da tela:
Figura 4 - ìcone para edição dos dados pessoais
Será apresentado uma tela para edição dos dados, nela o usuário deverá informar os dados a
alterar, como a senha, caso seja necessário, e efetivar clicando no botão “Atualizar Perfil”.
Figura 5 - Formulário de edição de dados
Para adicionar um conjunto de dados, acione o item “Conjunto de dados”, no menu horizontal,
em baixo do cabeçalho.
Figura 6 - Acesso aos conjuntos de dados
Em seguida, clique no botão “Adicionar Conjunto de Dados”
Figura 7 - Inclusão de conjunto de dados
Logo após acionar o botão, forneça as informações em relação ao conjunto de dados a ser
criado:
Figura 8 - Formulário de inclusão de conjunto de dados
Clicando no botão, os dados são armazenados e o usuário realizará o upload do recurso
(arquivo) a ser associado ao conjunto de dados.
Figura 9 - Inclusão de recurso (arquivo)
Figura 10 - tela com as informações do conjunto de dados criado
Após incluído um conjunto de dados, o mesmo pode ser editado. Para edição dos conjuntos de
dados, o mesmo deve ser selecionado e acessado, e deve-se clicar no botão:
Figura 11 - Botão para edição de conjunto de dados e recursos
Os dados do conjunto aparecerão novamente para edição na aba “Editar metadados”, ou para
editar o arquivo, deve ser selecionada a aba “Recursos” .
Para incluir o conjunto de dados em um grupo, se o usuário possuir permissão de
gerenciamento do grupo, após a sua inclusão, deve-se selecionar a aba “Grupos”
Figura 12 - Aba Grupos para associação de conjunto de dados
Na tela que será exibida, o usuário vinculará o conjunto de dados a algum grupo, na qual
possua permissão de acesso para vinculação.
Figura 13 - Vinculação do conjunto selecionado a grupo
Basta selecionar o grupo na caixa de seleção Ex: “Dados relacionados...” e por fim acionar o
botão “Adicionar ao grupo”.
O arquivo (recurso) pode ser visualizado, através do botão “Explorar”